Home   georeferenciação

georeferenciação

«georreferenciação de uma imagem ou um mapa ou qualquer outra forma de informação geográfica é tornar suas coordenadas conhecidas num dado sistema de referência (…) » in wikipedia

A GeoPoint disponibiliza serviços de Georreferenciação de pontos no terreno através de equipamento especializado ou recorrendo a Sistemas de informação Geográfica. É comum confundir-se o termo georreferenciação com geocodificação (geocoding).

O Geocoding

A Geocodificação de endereços é o processo automático de interpretação de referências relacionadas com a morada e a sua conversão em coordenadas (Latitude/Longitude, p.e.).

Da mesma forma que colocando uma morada num website como p.e. o google maps ele,s e encontrar, devolve um ponto no mapa, os processos de geocodificação são idênticos.

A diferença é que falamos de um processo não de uma pesquisa mas de uma pesquisa em Batch (em lote), como por exemplo um ficheiro Excel com um número muito grande de moradas (10.000.000 p.e.).

O processo de geocodificação devolve, para cada morada a respectiva coordenada automaticamente, sempre, e muito importante, com a qualidade de geocodificação associada (se foi referenciado ao numero de porta, quarteirão, rua, código postal…).

A precisão das coordenadas obtidas depende, da qualidade do ficheiro recebido. A GeoPoint, privilegia sempre a solução possível com mais rigor.

De cada processamento é produzido um relatório onde se identificam a quantidade de registos, analisados, processados e georreferenciados por nível de precisão.

georeferenciacao

Assim, é possível georreferenciar elementos da estrutura de endereço aos níveis de precisão:

o A – Porta (A1) ou Frente de Quarteirão (A2)
o B – Código Postal (CP7)
o C – Artéria (rua, avenida, …)
o D – Lugar

 

 

 

 

partilhar

veja também...

  • Uma solução de geocodificação poderosa e escalável O GeoConcept Universal GeoCoder é uma solução que permite que um endereço seja convertido numa localização geográfica (coordenadas x e y) ou em referências geográficas (unidades territoriais como concelhos, freguesias, código postal…) e vice-versa, ou seja, encontrar moradas ou referências a partir de coordenadas geográficas (geocodificação inversa ou…
  • Uma ferramenta de Geomarketing poderosa e amigável. Sendo indispensável para análises de geomarketing, o GeoConcept Sales & Marketing é uma solução de estudo e publicação fácil de utilizar, cobrindo praticamente todas as necessidades. A solução permite unir num só interface todos os componentes de gestão e análise de informação geográfica e de marketing. A solução…
  • Uma utilização com sucesso de GeoMarketing em contexto empresarial deve ser baseadaemconhecimentos especializados sobre dados, métodos de análise e ferramentas. A GeoPoint agrega todo este Know-How para oferecer aos nossos clientes serviços de consultoria em GeoMarketing que vão desde análises isoladas (one-shot) ao desenvolvimento de métodos específicos endereçados à resolução de um problema na organização.…